ENTREVISTA NO PROGRAMA ANTENA PAULISTA - REDE GLOBO
 
No dia 23 de março de 2009, Aleixa participa com aula demonstrativa e entrevista para o programa ANTENA PAULISTA da REDE GLOBO.

ENTREVISTA COM CÁTIA FONSECA NO PROGRAMA MULHERES - TV GAZETA
 
Em agosto de 2009, Aleixa apresentou algumas de suas pinturas e uma aula demonstrativa no programa MULHERES da TV GAZETA ao lado da apresentadora CÁTIA FONSECA.
ENTREVISTA AO PROGRAMA TV PARLAMENTO
 
Em abril de 2011, Aleixa concede uma entrevista ao programa TV PARLAMENTO, onde comenta sobre sua exposição individual com a Temática “ Desenhando o Planeta” , que ocorreu no Palácio Nove de Julho em São Paulo-SP no Espaço Cultural Candido Portinari . Veja algumas das obras que participaram da exposição através do link – galeria

VITOR MARINELLI
O aluno do Colégio Ipê, Vitor Marinelli, durante o curso de pintura ministrado por Aleixa.
 

O valor da Arte na vida de uma criança

A Arte é inerente na educação de uma criança. Por quê?” O aluno visualmente alfabetizado, tem uma amplitude maior de leitura do mundo, um olhar mais sensível e investigativo, apresenta críticas mais fundamentadas, deixando de se tornar vítima do conhecimento superficial, explorando temas ainda não conhecidos e de enriquecedora reflexão. Quanto mais ela conhece da produções artísticas, mais poderá se aproximar de uma compreensão melhor, tanto do mundo, quanto das várias culturas existentes. O Aluno quando produz e aprecia a Arte, pode refletir sobre seu eu, seu mundo, sua história de vida, expondo suas ideias e sentimentos, fazendo-se ouvir e ouvindo.

Como professora especializada na arte de pintar com Lápis de cor e aquarela, tenho mais que um trabalho a realizar, uma missão: trabalhar junto a cada aluno, naquilo que ele tem de positivo, fazê-lo acreditar que pode ser ainda melhor. O objetivo é também lapidar o talento ou ajudar a aflorá-lo através da arte de pintar com lápis de cor e aquarela, fazer valer o seu precioso valor, pois é um ser humano especial e tem de ser notável. Portanto, tenho riquíssimas justificativas de que a Arte vai muito além de uma “aula relaxante”, ou um “ passa - tempo”, através delas gera-se competências e habilidades técnicos/visuais e contextuais, que colaboram, sem dúvida alguma, na transformação cultural e construção de valores éticos e sociais, fundamentais à formação de um cidadão. Neste sentido a escola é um veículo/meio fundamental para que haja o desenvolvimento de tais processos de aprendizagem do aluno, que tratamos aqui como um ser social e cultural, portanto – artístico.”
Aleixa de Oliveira
 
Ao lado da diretora de relações com mercado Sra. Cristina Ferraz , Aleixa de Oliveira registra um dos momentos de sua visita e participação com suas obras na CASA COR 2012 em SP.

 

ALEIXA DE OLIVEIRA  E  DR. ROBERTO DELMANTO
 
A Editora Saraiva lançou, no dia 7 de junho de 2010, a 8a edição do livro “Código Penal Comentado” de autoria dos conceituados Advogados Dr. Celso Delmanto, Dr. Roberto Delmanto, Dr. Roberto Delmanto Jr. e Dr. Fábio Delmanto.

A artista plástica Aleixa de Oliveira teve participação neste importante trabalho, através de sua pintura “Tribunal de Justiça de João Pessoa – PB”, que ilustra a capa.

 
A obra ”O Artista“ pintada por Aleixa , faz parte do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, onde o Dr.Emanuel Von Lauenstein Massarani- Crítico e Superintendente do Patrimônio Cultural , faz uma descrição da pintura conforme consta no site: http://www.jusbrasil.com.br
 
"Deusas Gregas",  mais uma obra  exposta na Galeria James Lisboa, pintada por Aleixa de Oliveira .
PROJETO E EXPOSIÇÃO: ARTE PARA TODOS
Alunos da E.M.Profa.Hermínia Araki e do Colégio Ipê de Arujá-SP , durante o curso de pintura em 2013 e exposição.

BAILARINA AZUIS- Releitura de Degas, pintura em técnicas lápis de cor e aquarela sobre papel, elaborada pela aluna do Colégio Ipê,
Victoria Massa Sartori -12 anos
.
SOCCER - Pintura em técnicas lápis de cor e aquarela sobre papel, elaborada  pelo aluno do Colégio Ipê,
Daniel A.L. Tibana -14 anos.
PANDA - Pintura em técnicas lápis de cor e aquarela sobre papel, elaborada pela aluna do Colegio Ipê,
Luana Hidemi Araki -11 anos.
ALUNOS - Alunos da E.M.Profa.Hermínia Araki e do Colégio Ipê de Arujá-SP , durante o curso de pintura em 2013 e exposição.
Os trabalhos foram orientados pela artista plástica e prof. Aleixa de Oliveira, sob direção escolar, gestão, organização e apoio de ambas as escolas. Outras importantes parcerias como: Espaço Laerte Biagioli, Prefeitura Municipal de Arujá, Molduras e Materiais Artísticos Gemini`s Arts,  Eco Box papelaria, Studio 3 e Revista - Ser mais, fizeram parte deste importante projeto - “ARTE PARA TODOS”. A exposição fundamentou-se em um projeto educativo, que teve como objetivo ressignificar o sentido da cidadania entre os alunos e valorizar a troca de experiências. Ao promover um currículo vivo, acreditando enriquecer a formação e desenvolvimento desses alunos em suas práticas sociais e produções artístico-culturais e contribuindo para o futuro sucesso profissional e pessoal de cada um.
SER MAIS
 
A obra intitulada - “Verdadeira Luz”, elaborada por Aleixa, ilustra a capa da revista “Ser mais”. O subjetivo título refere-se a especial homenagem a sua mãe – Sra. Vera Lúcia, nome este com o significado: verdadeira luz.
DELMANTO
 
A Editora Saraiva lançou em dezembro de 2013, a 2a edição atualizada do livro “Leis Penais Especiais Comentadas ” de autoria dos conceituados Advogados , Dr. Roberto Delmanto, Dr. Roberto Delmanto Jr. e Dr. Fábio Delmanto. A artista plástica Aleixa de Oliveira teve participação neste importante trabalho, através de sua pintura “Faculdade de Direito do Recife”, que ilustra a capa.
OCTAVIO CAFÉ
 
Entre os dias 7 e 28 de março, foram expostos no Octavio Café pinturas da coleção “Desenho, Aquarela e Alma” da artista Aleixa de Oliveira. Promovida por Cristiane Quercia, uma das diretoras executivas das Organizações Sol Panamby,e Dr.Emanuel von Lauenstein Massarani, Curador do projeto, Crítico de Arte, Escritor, Jornalista, Historiador e Museólogo . A exposição levou ao espaço a surpreendente beleza dos trabalhos realizados com lápis de cor e Aquarela.